segunda-feira, 15 de novembro de 2010


Despedida


Olá galera, hoje aqui terminamos nossas postagens no blog. Mas neste dias que postamos aprendemos muito sobre o meio ambiente e de como e importante cuidar dele. Não podemos nos esquecer de lembrar quanto a sujeira das escola que também e muito importante. Espero que tenham aprendido muito com nosso blog.
Se um dia aparecer outro trabalho, estamos ai para postar.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Biodiersidade

 A palavra biodiversidade é um neologismo construído a partir das palavras biologia(bio=vida) e diversidade (grande variedade). Ela significa a diversidade do mundo vivo na natureza, ou seja a grande quantidade de espécies em nosso planeta.
O termo em inglês biological diversity (diversidade biológica) foi criado por Thomas Lovejoy no ano de 1980, enquanto o termo biodiversity (biodiversidade) foi inventado por W.G. Rosen em 1985. Desde este momento, o termo e o conceito são muito utilizados entre os biólogos, ambientalistas e ecologistas do mundo todo.
Exemplos 

Se prestarmos atenção na natureza, poderemos entender melhor este conceito. Existe uma grande variedade de espécies dentro de cada comunidade, habitat e ecossistema. Entre as árvores, por exemplo, existe uma grande diversidade de espécies. O mesmo acontece entre os Vírus,  fungos, as bactérias, as aves etc. Se pegarmos como exemplo o ecossistema da Amazônia: quantas espécies animais e vegetais vivendo em um perfeito equilíbrio. Portanto, podemos afirmar que existe uma diversidade neste ecossistema, ou seja, podemos usar o termo “ a biodiversidade da Floresta Amazônica”.

O surgimento deste termo está relacionado diretamente com o aumento da consciência ecológica no final do século XX, principalmente a respeito da extinção de espécies animais e vegetais. Em seu sentido mais amplo, biodiversidade significa “vida sobre a Terra”. 

A biodiversidade pode ser subdividida em três níveis:

1) diversidade genética: que corresponde a diversidade dos genes numa espécie (diversidade intra-específica);
2) diversidade específica: é a diversidade das espécies animais e vegetais;
3) diversidade ecossistêmica: que corresponde à diversidade dos ecossistemas presentes em nosso planeta.